Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9872-3086/9-9954-3601 Email: unanews@yahoo.com.br
  • Colônia de Una: Vereador “Tita de Davi” realiza reunião com produtores de palmitos e Cooperativa

    • Jorge Pereira - 29/06/2017


    Atualmente, a Coopalm congrega mais de 500 cooperados produtores de palmito de pupunha, matéria-prima do Palmito Cultiverde. Seus cooperados são, em grande maioria, pequenos agricultores rurais, que encontram no cultivo da pupunha uma oportunidade de trabalho e renda no campo.

    coopalm

    Vereador Tita de Davi fala sobre a importância da Coopalm em nossa região. (Foto: Rede social)

    Preocupado com os produtores de palmitos do município de Una, com o objetivo em garantir que a matéria-prima do Palmito chegue à indústria com qualidade e possibilite a esses agricultores melhor remuneração na sua produção, o vereador “Tita de Davi” decidiu convidar a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) para realizar uma palestra mostrando a importância do produtor  ser cooperado para ter uma produção de qualidade e fortalecimento no mercado consumidor.

    Os agricultores aproveitaram a oportunidade, fizeram várias perguntas e questionamentos sobre o benéfico de serem cooperados, obtendo respostas positivas através do presidente da Coopalm.

     “Isso é fruto de uma luta no qual fui em busca dessa cooperativa na cidade de Ituberá juntamente com meu irmão Dvilson Cerqueira, para trazer algo que pudesse realmente valorizar o pequeno produtor de palmito da nossa região” ressaltou o vereador

    “Depois de ouvir o presidente da coopalm e sua comitiva, sair da reunião otimista, eles nos trouxeram boas notícias, e nos garantiu que a cooperativa irá funcionar aqui em nossa cidade a partir de agora” disse o vereador


    “Na próxima terça-feira dia quatro de julho, estarei saindo de Una às oito horas da manhã com dois ônibus de pequenos produtores de palmitos da nossa cidade pra conhecer as instalações da cooperativa que fica na cidade de Ituberá” finalizou o vereador

    Segundo o vereador Tita, o projeto é que a Coopalm se instale no distrito Colônia, pra que o produto saia já beneficiado e embalado, com isso haverá geração de empregos e renda aos unenses.

    Na oportunidade, vários agricultores assinaram o contrato e tornaram-se cooperados na COOPALM.  A reunião aconteceu nesta terça-feira (27) na unidade escolar da região da Fortaleza, zona rural do município de Una.

    Coopalm

    Criada em 2004, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) orienta técnica e financeiramente agricultores familiares que cultivam palmito de pupunha, matéria-prima do Palmito Cultiverde. Sua prioridade é promover a inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda, a partir do apoio às Unidades- Família cooperadas, sem perder o foco na conservação ambiental.

    Em permanente interação com a Coopalm está ainda a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). Com base na Pedagogia da Alternância – em que os jovens passam uma semana em período integral, com aulas na sala e no campo, e duas na propriedade de sua família, a CFR-I oferece educação profissional e estimula a permanência no campo e na agricultura familiar, contribuindo para a formação de novos cooperados.

     Conheça a Coopalm: Clique aqui

    Por Jorge Pereira: Jornalista-MTE 0005599/BA



    Compartilhe

    NOTÍCIAS RELACIONADAS