Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9872-3086/9-9954-3601 Email: unanews@yahoo.com.br
  • CBF anuncia primeiro jogo de futebol no Brasil com árbitro de vídeo

    • Isaac Roberto - 04/05/2017

    Tecnologia no futebol nunca foi utilizada oficialmente no Brasil

    CBF anuncia primeiro jogo de futebol no Brasil com árbitro de vídeo

    O primeiro jogo no Brasil com o uso de árbitro de vídeo será neste domingo, como anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira. A final do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Salgueiro, na Ilha do Retiro, contará com a tecnologia nunca utilizada em partidas oficiais no país.

    “Será um dia histórico para o esporte mais popular do mundo. Após um ano trabalhando neste projeto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão colocar o árbitro de vídeo em prática. Desta vez, o uso será online, ou seja, com a comunicação aberta entre o árbitro de vídeo, na cabine, e o árbitro principal, em campo”, ressaltou a CBF em nota oficial.

    A CBF ainda fez questão de enfatizar que este tipo de tecnologia para auxiliar a arbitragem dentro de campo só será usado nos chamados lances capitais da partida, assim como só pode ser utilizada em quatro diferentes tipos de situação: quando há dúvida se a bola entrou ou não no gol, quando não ficou claro se foi ou não pênalti, quando o cartão vermelho é aplicado diretamente de forma indevida ou em caso de identificação errada do jogador punido por parte do árbitro dentro de campo.

    “O jogo Sport x Salgueiro é parte dos experimentos práticos do International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que podem mudar, diretamente, o resultado de um confronto

    “Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro joga com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso”, afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud, em declaração reproduzida pelo site da CBF nesta quinta-feira. *Ig.com

    Compartilhe

    NOTÍCIAS RELACIONADAS