Una News - Responsabilidade com a Notícia - Nosso WhatsApp (73) 9-9954-3601 Email: [email protected]
  • Una e Canavieiras iniciam modelo de compartilhamento de Guardas Municipais inédito na Bahia

    • Jorge Pereira:Jornalista-MTE 0005599/BA - 10/02/2018

    una

    O projeto foi elaborado pelo coordenador da câmara técnica de segurança (Cima), Gusmão Neto.

    Com o objetivo de reforçar as ações de combate e prevenção à violência, as guardas municipais das cidades de Una e Canavieiras, na região sul do estado, passarão a atuar em conjunto. O objetivo do compartilhamento dos efetivos é possibilitar que as Guardas Municipais das cidades limítrofes possam trabalhar juntas em eventos, ações, rondas, prestem apoio entre si quando houver necessidade, reforçando as ações de segurança em toda região, e recebam qualificação.

    O compartilhamento dos efetivos foi permitido por um Termo de Parceria Técnica por meio do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), organização que os dois municípios fazem parte. O modelo é inédito no estado e surgiu no município de Una, durante a implantação da Câmara Técnica de Segurança do consórcio, no final do ano de 2017. O projeto foi elaborado pelo coordenador da câmara técnica, Gusmão Neto, que também é secretário de Governo, Administração e Planejamento do município de Una.

    “Nem sempre as cidades pequenas conseguem solucionar suas demandas sozinhas. Por isso os consórcios são fundamentais. Durante a implantação da câmara técnica percebemos que era possível criar alternativas para ampliar o efetivo de agentes de segurança pública nas cidades e que reforçar o combate e a prevenção à violência de forma conjunta seria muito mais eficaz”, destacou Gusmão Neto.

    A primeira atuação conjunta das guardas será no Carnaval de Canavieiras. Juntas as cidades de Una e Canavieiras possuem um efetivo de 40 guardas municipais. A ideia é que o compartilhamento tenha adesão das 11 cidades que compõem o consórcio, o que fará com que o efetivo conjunto seja de mais de 200 guardas. O compartilhamento das guardas também permitirá aos municípios troca de informações de inteligência, adoção de estratégias conjuntas para melhorar os índices de segurança na região.

    “Apesar de a segurança pública ser um dever constitucional do estado, nós sempre buscamos fazer a nossa parte. Esse projeto é mais uma alternativa nossa para cuidar dos cidadãos e combater à violência. Estamos muito orgulhosos e temos certeza que esse trabalho conjunto será de muito sucesso”, comemorou o prefeito de Una, Tiago de Dejair.

    Ascom/PMU-Por Carolina Parada

    Compartilhe

    NOTÍCIAS RELACIONADAS